top of page
Buscar

Meu primeiro cachorrinho, o que devo fazer?

Quando você traz um novo integrante para a sua família é preciso saber que para ele está começando um novo mundo, uma nova etapa, onde tudo é novo.


Cachorro com olhar dócil
Cachorro chegando em casa

Escolha do lugar adequado para colocar o filhote:


Ao chegar em casa é muito importante escolher um local que será o espaço do seu filhote. Neste espaço teremos a caminha dele, potes para água e ração, brinquedos adequados e, um pouco mais afastados, próximo a um ralo, um tapete higiênico para suas necessidades.

Ter este espaço não significa que ele não possa sair para brincar em outros recintos, mas que retorne ao seu espaço após as brincadeiras. Isto serve para ele entender que ali é seu espaço.

A delimitação do espaço vai também auxiliar na aprendizagem do local certo de fazer suas necessidades, a saber, no tapetinho higiênico.


Escolha da caminha:


A caminha deve ser confortável para seu pet e, de preferência, que tenha zíper para que possa apenas o tecido, sem molhar a espuma.

Como falamos anteriormente, seu filhote está entrando num mundo novo, onde as pessoas são novas e estranhas, os lugares são diferentes de onde ele nasceu e viveu até então. É como se estivéssemos mudando para outro país sem ninguém conhecido.

Então, é muito comum que o filhote chore nas primeiras noites, ou até mesmo durante o dia, quando estiver sozinho. Mas como um bebê, não devemos dar colo quando ele chorar, pois, senão, iremos educá-lo a chorar para pedir colo.

O que devemos fazer então?

Uma dica interessante para que este tipo de estresse diminua é colocar uma bolsa de água morna ou mesmo uma garrafa pet com água quente embrulhada em uma toalha na caminha do seu filhote. Esta prática vai mimetizar a quentura de um irmãozinho e ele vai se sentir mais seguro.


Escolha dos comedouros:


A panelinha de água (bebedouro) deve ser preferencialmente pesada para evitar que seu filhote vire o potinho e acabe se molhando e ficando sem água. Sobre a água, lembre-se, sempre disponível, fresca, à vontade, filtrada e à sombra. A cada vez que for colocar a ração, aproveite para repor colocando água nova.

O comedouro de ração pode ser simples. Caso seu filhote seja de uma raça que coma muito depressa pode usar aqueles comedouros que parece um labirinto que vai fazer com que ele coma mais devagar.


Brinquedos adequados:


Atualmente existe uma ampla variedade de brinquedos para seu pet. Um dos preferidos deles são os macaquinhos que possuem os braços e pernas longas. Outro é a galinha de borracha com uma espécie de apito, mas existem outros brinquedos que auxiliam a interação com o filhote como aqueles que se colocam petisco ou ração no seu interior e conforme ele brinca vai caindo um grãozinho como se fosse um prêmio. Existem também brinquedos feitos de corda, ofertado em vários formatos e bem coloridos.


Tapete higiênico:


Existem várias marcas de tapete higiênico, uns com mais qualidade e outros mais simples, mas o ideal é que possuam uma boa absorção. Caso prefira, existe o tapete higiênico lavável, que, apesar de um pouco mais caro, acaba tendo uma duração maior e, geralmente, traz uma maior economia por durar mais.


Como ensinar o filhote a fazer suas necessidades em lugar correto:


Para ensinar seu filhote a fazer as necessidades apenas no tapete higiênico, o primeiro passo é determinar um espaço para ele, como já falamos anteriormente, e evitar mudar lugar. Após isso coloque a caminha dele e os comedouros num canto, e perto de um ralo um pouco mais afastado, o tapete. Caso ele não acerte na primeira vez, coloque o tapete sobre o xixi e deixe absorver, após isto coloque o tapete com o xixi no local que você deseja que ele faça as necessidades, geralmente em uma semana já estão fazendo no lugar certinho.

Quanto às fezes, nunca deixe te ver limpar na frente dele. As fezes só deverão ser recolhidas com ele vendo, quando ele fizer no lugar certo, ou seja, no tapetinho. Assim, em breve, ele deverá fazer naquele mesmo local nas próximas vezes. Geralmente as fezes são feitas onde se costuma urinar.

Estas são as principais dicas que damos quando entregamos um novo amigo para uma nova família. Esperamos que tenham gostado destas dicas e nos sigam por aqui ou nas nossas redes sociais para mais dicas.

 


6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page